Mapeamento de Demanda de Infraestrutura de Pesquisa – CT-INFRA

Mapeamento de Demanda de Infraestrutura de Pesquisa – CT-INFRA
(Aos servidores do Câmpus Blumenau que exercem atividades de pesquisa)

1. Edital CT-INFRA

O edital CT-INFRA é promovido anualmente pela FINEP com o objetivo fomentar projetos institucionais de implantação, modernização, ampliação e recuperação de infraestrutura física de pesquisa. Por ter caráter institucional de ação induzida, as ações da UFSC para este edital são centralizadas na PROPESQ por meio do comitê CT-INFRA. O comitê CT-INFRA será o responsável por selecionar as propostas que serão enviadas à FINEP.

2. Objetivos do edital interno

1. Mapear a demanda de curto prazo e médio prazo por infraestrutura civil e de equipamentos para pesquisa no Câmpus Blumenau.

2. Selecionar uma proposta de projeto para ser enviada ao comitê CT-INFRA.

Todas as propostas do Câmpus Blumenau analisadas pelos coordenadores de pesquisa que atendam os requisitos do edital serão apresentadas ao comitê CT-INFRA em momento oportuno. O objetivo desta ação é o de apresentar à comunidade universitária as demandas do Câmpus Blumenau, no médio prazo.

3. Formato das propostas

Arquivos em formato pdf com no máximo quatro (5) folhas frente e verso contendo:

1. Título do projeto;

2. Resumo executivo;

3. Objetivos;

4. Justificativas;

5. Lista de equipamentos;

6. Lista de obras de infraestrutura;

7. Estimativa de custos;

8. Cronograma de execução simplificado incluindo prioridade (curto ou médio prazo);

9. Equipe executora (máximo 15 membros incluído o coordenador).

É importante lembrar que o CT-INFRA é um edital que privilegia obras e equipamentos focados em pesquisa e que tenham caráter multiusuário. Neste sentido, deve-se mostrar claramente o envolvimento de outros departamentos e centros da UFSC.

4. Requisitos para avaliação das propostas

A Tabela abaixo apresenta uma lista de requisitos que balizarão a análise das propostas pelos coordenadores de pesquisa do Câmpus Blumenau. A análise dos projetos será feita em uma reunião dos coordenadores onde serão atribuídas notas de 1 a 10 para cada um dos requisitos.

Requisito Peso
Caráter multiusuário: participação de outros centros e departamentos. Vinculação com os cursos do Câmpus Blumenau. Número de pesquisadores beneficiados além da equipe executora. 2
Não duplicação de equipamentos já beneficiados em outros editais do CT-INFRA na UFSC. 1
Viabilidade: prazo de execução, viabilidade técnica. 1
Equipe: currículo do coordenador, currículo da equipe executora. 2
Valor solicitado: desejável valor mínimo de R$ 100.000,00 por item. O valor máximo do edital é de R$ 20.000.000,00 para toda a UFSC. 1

Para orientação, o valor médio das propostas aprovadas pela FINEP tem sido na faixa dos 1,5 a 2 milhões por subprojeto. Em 2013, a FINEP aprovou para a UFSC um total de 10 milhões.

5. Cronograma

Aguardando abertura de novo edital.